terça-feira, 8 de março de 2011

Dúvidas sobre o Amor de Deus?

As considerações abaixo foram escritas a um amigo que foi interpelado por alguém sobre a capacidade de Deus em seu amor condenar pessoas ao lago de fogo. Aprecie sem moderação. Acho que isso pode render...

***************************************

Caro amigo, primeiramente quero louvar a Deus pela sua vida, por teu compromisso com Deus e com sua Palavra. Que te vá bem em todas as coisas...

Quero aproveitar esse espaço para algumas observações que julgo serem necessárias antes da exploração do tema proposto pelo seu amigo:

- Primeiro, convém salientar a historicidade da pergunta, pois antes mesmo de ser a dúvida de seu amigo, foi tema de grandes debates durante a segunda guerra mundial, sendo que, nesse tempo, buscava-se a completa extinção do inferno, principalmente para homens tão cruéis como Stálin, Hitler, Mao, Pol Pot e outros monstros nos anais da história da humanidade. Esses deveriam ser punidos por uma autoridade superior, que majestosamente, era a pessoa augusta de Deus.

- Segundo, quando pergunto: "Pode Deus pelo seu amor jogar o homem, sua criatura no lago de fogo?" não estou apenas fazendo uma pergunta filosófica para responder a um anseio existencialista, mas estou pondo em cheque a justiça de Deus e duvidando de seu amor. É preciso esclarecer que não é o amor de Deus que lança o homem no lago de fogo e, sim, o pecado, pois segundo as suas obras, pode ser absolvido ou condenado. As obras de cada um e não o amor de Deus determina o destino do homem. Deus não pode ser culpado pelo erro do homem.

- Terceiro, Deus tem dado mais provas que ama o pecador ao ponto de esperar sua boa vontade em atender ao seu chamado do que o homem em obedecer os seus caminhos. Deus não lança pessoas no lago de fogo e sim, suas obras quando julgadas, determinam como será a eternidade de cada um: com ou sem Deus.

Que Deus continue te enriquecendo de graça e verdade.

Seu amigo, Nilonei Ramos.

Um comentário:

Pastor Zaqueu Martins disse...

seu comentario sobre o assunto me ajudou muito na minha resposta, claro que nao consegui na minha resposta trabalhar de forma tão tecnica como voce consegue, mas acredito que a verdade foi exposta em uma linguagem de facil compreensão.
Deus em Cristo continue te abençoando amigo.

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...