quinta-feira, 25 de março de 2010

Aconselhamento Cristão (7ª parte)


TAREFAS DE CASA

Como as sessões duram uma hora aproximadamente e são separadas por uma semana ou mais de atividades, serão necessárias tarefas para que o aconselhado seja capacitado a estender o seu aprendizado, que permitem ver e fazer, além de ouvir.

Segundo Adams, “a tarefa de casa é a essência do bom comportamento. O conselheiro que aperfeiçoa sua habilidade nesse sentido verá a diferença em sua eficácia na ajuda às pessoas. Aprender a passar tarefa positiva, bíblica, concreta que se adapte criativamente à situação, exige tempo e esforço, mas, produz dividendos”.

O conselheiro e aconselhado concordam a respeito de tarefas que podem ser realizadas nos intervalos das sessões de aconselhamento. Essas tarefas ajudam o aconselhado a manter cônscio dos alvos do aconselhamento, obter informação adicional (mediante leitura ou ouvindo uma fita, cd, etc.), desenvolver e praticar novas habilidades, eliminar o comportamento prejudicial, testar o que foi aprendido no aconselhamento e experimentar novas maneiras de pensar e agir.

Os acordos e tarefas podem ser de vários tipos e incluir comportamentos específicos, tais como: fazer um elogio todos os dias, abster-se de críticas, ler um capítulo diário da Bíblia, dedicar tempo a um parente que considere importante, manter um registro do uso do tempo ou fazer uma lista dos próprios valores ou prioridades.

Tipos de tarefas de casa:

1. Testes

Isto inclui questionários, formulários para completar sentenças, testes padronizados e trabalhos escritos (tais como preparar uma breve biografia, fazer uma lista dos alvos na vida, fazer uma lista daquilo que gosta ou não gosta sobre o emprego, e assim por diante). Essas respostas escritas são devolvidas ao conselheiro e discutidas com ele.

2. Tarefas comportamentais

Os aconselhados são às vezes encorajados a modificar suas atitudes de maneira leve, mas importante, entre as sessões de aconselhamento. Dizer Obrigado, fazer elogios periódicos, não queixar-se de certo hábito aborrecido do cônjuge, chegar ao trabalho na hora, ler a Bíblia durante dez minutos diariamente – esses são os tipos de sugestões de mudança de comportamento dadas pelos conselheiros e depois discutidas com os aconselhados.

3. Leitura

Os livros e artigos com freqüência contêm informações úteis, que pode completar as sessões de aconselhamento. Existe sempre o perigo dos aconselhados interpretarem mal o que foi escrito ou que algo seja tirado de seu contexto. Poucos conselheiros têm o tempo necessário para examinar todos os livros potencialmente relevantes e será difícil encontrar materiais escritos com os quais o conselheiro esteja de pleno acordo. Apesar dessas limitações, os artigos e livros podem ser um suplemento proveitoso no aconselhamento, especialmente se a leitura for discutida subseqüentemente com o aconselhado.

4. Música

A terapia musical – o uso da música para ajudar as pessoas com seus problemas – é pelo menos tão antiga quanto as melodias calmante que Davi tocava para serenar o perturbado rei Saul. Muitas pessoas relaxam ligando o botão de seu aparelho de som depois de um dia pesado de trabalho. O ideal é que o material de fitas ou cd’s contenha recomendações práticas de aconselhamento. Existem hoje em dia serviços telefônicos com mensagens diárias que também auxiliam. Está comprovado que estas tarefas têm sido essenciais e estimulam as pessoas a buscarem mais aconselhamento.

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...